superávit plano 1 da previ

Plano 1 da Previ retoma superávit com rentabilidade de 8,97% no ano

Confirmando que o déficit do início de ano foi momentâneo e conjuntural, o Plano 1 da Previ voltou a registrar um superávit de cerca de R$ 1 bilhão, depois que os resultados de agosto mostraram rentabilidade de 1,84% no mês.

Ou seja, de janeiro a agosto, o Plano já acumula R$ 4,1 bilhões, com uma rentabilidade de 8,97%, ante a meta atuarial de 6,41%. Na comparação com o mesmo período de 2024, a rentabilidade do Plano 1 cresceu expressivos 18,4%.

Em resumo: aquele déficit tão comentado já ficou para trás, apesar das campanhas de desinformação sobre os resultados. Agora é o momento de olhar para o que já foi conquistado em 2025 até aqui.

Superávit do Plano 1 confirma solidez dos investimentos

Os números indicam que a gestão previdenciária e a construção de uma política de investimento com visão de longo prazo superou o desempenho desfavorável do início do ano, uma oscilação comum em fundos de pensão. Além disso, a recuperação reforça a confiabilidade da estratégia de carteira da Previ e a solidez do seu plano mais maduro. Vale destacar que a recuperação foi puxada pela renda variável, com alta de 13,4% até agosto.

Desempenho por classe de ativos

  • Renda variável:+13,4%
  • Renda fixa: +7,3%
  • Empréstimos: +6,4%
  • Imóveis: +3,2%